sexta-feira, 18 de abril de 2008

O meu Bode Expiatório

Não tem sido difícil para mim manter uma dieta equilibrada. Não sei se o termo é apropriado para o caso, mas o colesterol alto tem sido o ‘bode expiatório’ perfeito! Ou seja, fora de casa tenho sempre essa desculpa que vai servindo enquanto esta sociedade empobrecida culturalmente não entende que todos (sem excepção) nos devemos alimentar bem. Passo a explicar:

Exemplo com a ajuda do ‘Bode’:

Pessoa: “O quê? Vais comer só sopa e peixe com salada? E não queres sobremesa?”
Eu: “Yah, pá…tenho colesterol elevado, tás a ver? A saúde é tramada…”
Pessoa: “Ih, pá, pois é. O meu pai/tio/mãe/avó (whatever) também tem isso e tem que ter muito cuidado porque pode dar-lhe alguma coisinha má”.
Eu: “Pois”.

Exemplo com sinceridade sem o ‘Bode’:

Pessoa: “O quê? Vais comer só sopa e peixe com salada? E não queres sobremesa?”
Eu: “Yah, tou a fazer dieta através de reeducação alimentar.”
Pessoa: “Páh! Qué isso, páh???? Dietas?? Tu tas boa assim! Tas parva! Come lá um bocadinho de queijo, é tão bom!!!”.
Eu: “Pois”.

É claro que depois depende muito se a pessoa é ou não da família, é gaija ou gaijo, de que faixa etária, de que estatuto social e qual a escolaridade. Sim, porque no aniversário onde fui no sábado ouvi este comentário.

Quando pedi a sopa:
- “Ih…olha para ela a comer sopa, ó!” (ar de espanto desprezível)
E depois veio uma travessa com bife cheia de salada:
- “Ih…comeu a sopa e agora vai enfardar bué bife com montes de salada!!!” (ar depreciativo)

Reparem: Comi sopa + bife grelhado e salada com vinho tinto. Terá mais calorias e será menos saudável do que: pão + manteiga + queijo + uma dose de bife com natas e cogumelos com batas fritas + bolo de aniversário e vinho branco a acompanhar????

Enfim…o comentário veio de um miúdo de 21 ou 22 anos que pensava que eu trabalhava na RFM, no final pediu que eu gravasse um cd de ‘música comercial’ e quando perguntei que tipo de música gostava ou que bandas preferia respondeu: “Epah, não sei…”

Deu-me pena. Muita pena e vontade de lhe dar um par de estalos para acordar prá vida! Humpf!!!!!!!!

2 comentários:

Chou disse...

Epa, quem me dera ter um. Tenho que arranjar sempre uma desculpa. No outro dia rejeitei (pela milésima vez) uma oferta de chocolate, e a pessoa disse-me "oh, vá lá! Tu nunca comes! Nem que seja só uma trinquinha!" Apetecia-me dar a trinquinha... mas noutro sítio -_-''
Infelizmente é a mentalidade das pessoas, e então na zona onde moro isso parece intensificar-se. Não percebo esta mentalidade, francamente... bah!

seni disse...

boa ideia essa do bode expiatório!!
Acho que vou "plagiar",

e de facto a familia, por vezes, é quem mais complica. Minha mãe, p.ex., quer sempre dar-me a peça decarne maior... estou sempre a dizer-lhe que nos basta sopa ao jantar (a mim e ao meu marido), mas faz sempre algo mais. enfim...
bjs