quarta-feira, 28 de outubro de 2009

As receitas vegan

Como vou passar o fim-de-semana fora rodeada de queijo alentejano, chouriços e vinho tinto no meio do rally de Portalegre, esforcei-me por esta semana alimentar-me o melhor possível coisa que tenho estado a cumprir (tirando o pedaço de bolo engolido ontem num aniversário que me soube pela vida!!!). Aproveitei também o desafio para fazer umas refeições ligeiras vegetarianas.
Já há alguns meses que uso, de vez em quando, a soja como substituto da carne. Seja em pedaços ou granulada. Há uma semana provei seitan e gostei. Há quem diga que ambas as matérias não têm sabor e adquirem-no em função da forma como são cozinhadas. Eu acho que têm sabor e gosto! Aliás, dão-nos uma sensação de leveza que não é conseguida com a carne. Sinto-me satisfeita e a digestão é muito leve. E é assim que eu gosto!

Aqui seguem três receitinhas que fiz entre domingo e hoje à hora de almoço. Inventadas, pois claro! Mesmo que tenha uma receita à frente dos olhos, acabo sempre por me desviar do plano. As doses são assim a olho...

Seitan com legumes no wok (super básico mas não me importo!)

Um fio de azeite no wok, lá para dentro cebola às rodelas a alourar. Junta-se cogumelos, cenoura, courgette e feijão verde (e o que mais vos apetecer) e salteia-se. Depois junta-se o seitan cortado aos bocados, tempera-se com pimenta preta, manjericão (raramente ponho sal) e uns pingos de molho de soja, deixa-se esquentar uns minutos et voilá! Acompanhei com duas tostas integrais (não tinha tempo para mais).

Ovos mexidos com cogumelos (há vegans que comem ovos e eu, apesar se ser omnívora, não os devia comer por causa do colesterol...mas calhou)

Fio de azeite no wok, cebola às rodelas, alho e alourar. Juntar cogumelos e um pouco de polpa de tomate. Pôr os ovos lá para dentro e mexer tudo à grande! Temperar com pimenta preta, magericão e orégãos e voilá! Acompanhei com um pouco de puré que andava lá pelo frigorífico.

Soja com legumes (foi o almoço de hoje)

Wok, fio de azeite, cebola a alourar (uau! que original), um bocado de macedónia de legumes congelada lá para dentro, pimenta preta, mangericão e molho de soja. Tchshshshhs. Junta-se os bocados de soja demolhada antes em água quente. Mais um bocado de mangericão et voilá! Acompanhei com esparregado e tomate.

Desta última tirei foto mas aqui não a consigo sacar do mobil phone. Mas lá que estava com bom aspecto, estava! Acreditem!

Beijos

3 comentários:

кιкα disse...

Oiiiiiiii

Obg pelo teu coment minha linda, gostei mto :O)

O template do blog já tinha mudado à algo tempo... a tua ideia é boa... mas acho que vou deixar cm está para ver assim que entro que há quase 2 anos que ando neste "rang, rang" e não saio deste peso... devia era olhar para aquilo todos os dias de manhã para me lembrar bem durante o dia e não voltar a fazer asneiras.
Mas obg pelo teu conselho, percebi o teu ponto de vista.

A tua RA está mto boa. Eu não sou apreciadora de soja, nem seitan, mas vou optando mais pela carne de aves e peixe com legumes :O)

Bjocas
CC

Joana disse...

Nham! Ainda não experimentei cozinhar seitan, tenho que tratar disso :P

Beijinho lunar :P

Lilith disse...

:) adoro seitan, preciso urgentemente de voltar a ter esses bons hábitos!

Beijos :)