terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Novidades e heart beats!

Bom, antes de tudo o resto que tenho para dizer, devo anunciar o meu novo peso, o peso com o qual comecei no sábado o Desafio de Perda de Peso promovido no meu ginásio, e aqui está ele: 69,9kg…nem mais uma gramazinha! (uau…Ironia) (O que quer dizer que devo ter engordado cerca de 2 kg na época das festas uma vez que nessa altura do ano nunca me peso. Aguardo sempre pelo início de Janeiro para o fazer, manias parvas)

Notas a reter do curso: A primeira aula foi uma secazinha. Era de uma hora e os primeiros 40 minutos foram passados a pesar e a medir os cerca de 20 participantes. BORING!!! (e ao que parece vai ser sempre assim, porque todas as semanas temos de registar as diferenças). Depois, várias notas de destaque mas mal esclarecidas que me obrigaram a várias investigações pós-curso. A mais importante tem a ver com uma questão à qual nunca liguei muito e, para ser sincera, era uma ideia muitíssimo vaga: a questão da frequência cardíaca no desporto. Ou seja, a frequência cardíaca para a queima de gordura. Eu já tinha ouvido falar do facto das caminhadas promoverem mais a queima de gordura do que as corridas, pois a correr queimamos mais os açúcares.

Conclusão: Para queimarmos as gorduras do nosso corpo devemos exercitar a 60% da nossa frequência cardíaca máxima (que deve ser calculada tendo em conta a nossa idade), ou seja, num nível em que se pode conversar sem esforço.

Pesquisei e encontrei aqui mais pormenores sobre este assunto. Para calcularem a vossa frequência cardíaca máxima encontrei este site.

De resto, falou-se na importância da proteína, da água e as regras para esta semana são: fazer 30 minutos de actividade física por dia; ingerir proteína suficiente e anotar tudo o que comemos. Caso alguém tenha engordado na próxima aula, paga uma multa de 1 euro por quilo ganho! (Scary!!! Ninguém vai querer passar essa vergonha, né?)

E pronto.

Estou a levar isto mais ou menos a sério, já comprei um monitor cardíaco (não me lembro se é este o nome) e no domingo de manhã caminhei 30 minutos e corri 20.

Boa semana!!!!

8 comentários:

Lilith disse...

pois, eu já tinha ouvido falar nisso dos batimentos...vou ler coisas sobre isso também! ando a precisar de um desses aparelhos que medem a frequência cardíaca e as calorias reais que se perdem durante o exercício. força nisso do desafio :) tens-me motivado imenso na coisa da corrida: tanx!

beijos :)

boneca de porcelana disse...

Já sabia isso dos batimentos. Fico curiosa com esses desafios que lançam no ginásio, no meu não fazem e penso que é uma boa maneira de motivar. Vai contando as tuas peripécias!

Jojozinha disse...

Que giro, um desafio em grupo no ginásio... qual é o ginásio??

Eu também já tinha ouvido falar que andar em jejum é a melhor maneira de perder calorias... mais que correr!! mas não sabia q tinha a ver c a frequencia cardiaca.

Beijinhos

Borboleta Azul disse...

os desafios são sempre bons para nos motivar...
Espero que corra tudo bem

beijo

me... disse...

Também já tinha ouvido falar da importância da frequência cardíaca no no exercício físico. Aliás neste natal comprei uma elíptica e nas instruções está um capítulo dedicado ao tema. São questões técnicas que desconhecemos mas que nos ajudam! Também fiquei tentada a comprar um monitor já que os manípulos da elíptica são pouco fiáveis.
beijinhos

Alexandra disse...

No meu processo de emagrecimento nunca frequentei um ginásio... O meus exercícios limitam-se a caminhadas e alguns exercícios em casa. Deu resultado:)
Quando iniciei a RA e a AF estipulei-as de forma a que possam ser para a vida tuda, além do mais a verba não chega para o gym.
... E sinceramente não me estou a ver com 50 ou 60 anos a malhar a sério no gym... A fazer as minhas caminhadas vejo.
São opções, não estou a criticar ninguém, muito pelo contrário, admiro muito quem tiram uma ou duas horas do seu dia para ir ao ginásio - são mais saudáveis que eu, de certeza!

Su disse...

Apesar dessas medições e pesagens acho que a ideia do ginásio dinamizar esse desafio é interessante. Vai dando feedback se resulta.
Quan to à frequência cardíaca é bem evrdade e a diferença nos resulados são também importantes.
beijocas

dany disse...

Hum.. tou curiosa com essa questão dos batimentos cardíacos, vou pesquisar!

quanto ao teu 69.9, que bom! mal posso esperar por chegar tb a essa bela casa do 6 :)

beijinho grande *